30 de novembro de 2009

Protocolos

Protocolos são programas e devem ser instalados em componentes de rede que precisam deles. Computadores só podem comunicar-se entre si se utilizarem o mesmo protocolo. Se o protocolo usado por um computador não for compatível pelo usado em outro, eles não podem trocar informações. Uma variedade de protocolos está disponível para uso em sistemas de rede fechados (como Novell Netware).

TIPOS DE PROTOCOLOS

Dois tipos de protocolos existem hoje: abertos e específicos.

Protocolos Abertos
Protocolos abertos são protocolos feitos para o padrão da indústria. Eles se comunicam com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão. Um protocolo aberto não possui dono e todos os sistemas podem fazer implementações livremente. Um ótimo exemplo do que é um protocolo aberto é o TCP/IP (Transfer Control Protocol / Internet Protocol). Ele é composto por muitos outros protocolos e está implementado em muitos sistemas (como Macintosh, Windows, Linux, Unix, etc...). O TCP/IP é o protocolo padrão da Internet.

Protocolos Específicos
Protocolos específicos são feitos para ambientes de redes fechados e possuem donos. Como é o caso do IPX / SPX que foi desenvolvido especificamente para a estrutura Novell Netware.

TIPOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS

Protocolos roteáveis permitem a transmissão de dados entre diversos segmentos de uma rede. O problema é que o grande volume de certo tipo de tráfego (como executar uma aplicação multimídia pesada) deixa a velocidade de conexão muito lenta. A quantidade de tráfego gerada em uma rede, pode ser de três tipos: Unicast, Broadcast e Multicast.

Unicast
Em uma transmissão unicast, uma cópia separada dos dados são enviados de sua origem para cada computador cliente que os requeste. Nenhum outro computador na rede precisa processar o tráfego gerado. No entanto, em uma rede com muitos computadores o unicast não é muito eficiente pois o computador de origem terá que transmitir múltiplas cópias dos dados (resultado, ficará lento). O unicast é bom de ser usado apenas em pequenas redes.

Broadcast
Esse é o tipo de transmissão preferido da turma que gosta de um Denial of Service. Nesse tipo de transmissão, os dados são enviados apenas uma vez mas para toda a rede. Esse processo não é muito eficiente pois faz a velocidade cair bastante já que todos os computadores irão receber os dados. Mesmo os hosts que não fizeram o pedido receberão os dados. Somente não irão processá-los. Esse método é utilizado no ataque de smurf, em que é enviado um broadcast para diversos endereços IP e o endereço de origem (que deveria ser o IP de quem enviou) é modificado para o da vítima. Resultado: centenas de máquinas mandarão milhares de unicasts para um pobre coitado.

Multicast
É uma mistura dos dois. É enviada apenas uma cópia dos dados e somente os computadores que fizeram o pedido os recebem, assim evitando de se causar um tráfego muito intenso e consequentemente um congestionamento na rede. Muitos serviços de Internet usam multicast para se comunicar com computadores clientes (quando se diz cliente , é o computador que faz o pedido, que espera uma resposta). Inclusive é nesse tipo de comunicação que se baseia o protocolo IGMP.

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