2 de dezembro de 2009

Computação em nuvem no Brasil

No Brasil, a tecnologia de computação em nuvem ainda é muito recente, e muitas vezes fora da realidade das organizações de médio e pequeno porte, pois a infra-estrutura de telecom no país é ultrapassada. Os primeiros testes foram implementados em 2007, sendo que somente em 2008 começou a ser oferecido comercialmente.

A empresa Katri foi a primeira a desenvolver a tecnologia no Brasil (2002), batizando-a IUGU. Aplicada inicialmente no site de busca de pessoas físicas e jurídicas (Fonelista), durante o período que o mesmo esteve no ar, de 2002 a 2008, seus usuários puderam comprovar a grande diferença na velocidade em pesquisas proporcionadas pelo processamento paralelo.


A oferta desta tecnologia em língua portuguesa, sem custo, ainda é bastante modesta. A empresa Arth Informática disponibiliza atualmente um sistema baseado no eyeOS gratuitamente e oferece uma série de recursos aos usuários como: gerenciamento de arquivos, criação e edição de documentos e planilhas, criação de apresentações, tocadores de músicas, e vários outros, apelidado de *Arth OS.

Atualizando para 2009, a tecnologia tem evoluido muito e sistemas funcionais desenvolvidos no início da década, já passam de sua 3ª geração, incorporando funcionalidades e utilizando de tecnologias como Índices Invertidos (Inverted Index).

Bookmark and Share

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Todos os comentários serão bem vindos!

Contador

free counter
PageRank

Campanha


Diga não ao bloqueio de blogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO