Mais banda larga para os brasileiros
O número de conexões à internet banda larga cresceu 16% entre janeiro e junho, em comparação ao semestre anterior. De acordo com a 12ª edição do Barômetro Cisco da Banda Larga, feita a cada seis meses com o IDC, o País encerrou o mês de junho com 13,6 milhões de pontos de acesso rápido à web.
No período, houve o acréscimo de 1,13 milhão de conexões fixas e em 680 mil de acessos móveis. Dessa forma, faltam apenas 1,3 milhão de conexões para o Brasil alcançar a meta de 15 milhões de pontos estimada pela Cisco para 2010. O levantamento aponta que os fatores principais que motivaram o crescimento foram popularização dos computadores domésticos, a desoneração de tributos sobre esse item e a percepção de que a banda larga se trata de um serviço essencial.
“Mercados emergentes, como o Brasil, tendem a se tornar mais competitivos e expandir seu PIB se investirem em infraestrutura tecnológica, não como uma alternativa, mas como o alicerce para programas de desenvolvimento econômico e social”, observa Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil.
“O aumento na penetração de banda larga para regiões hoje sem cobertura fomentará uma nova economia, estimulando assim a geração de empregos e a inclusão social”, ressalta.
A penetração por cada 100 habitantes passou de 5,16% para 5,8%, sendo que o estado de São Paulo é onde há mais pessoas com banda larga (11%). São Paulo também lidera no quesito “acessos residenciais”, com 33% de penetração, índice comparável ao de países como Polônia, Hungria e Portugal. A média nacional é de 17,85%.
O acesso em residências cresceu 5% em relação a dezembro, chegando a 76,6% das conexões, contra 23,4% do setor corporativo, destacando o apelo desta modalidade para o uso pessoal.
O acesso em residências cresceu 5% em relação a dezembro, chegando a 76,6% das conexões, contra 23,4% do setor corporativo, destacando o apelo desta modalidade para o uso pessoal.
Postar um comentário
Todos os comentários serão bem vindos!