Profissão: Engenheiro da Computação
O engenheiro da computação é o profissional com graduação de nível superior em engenharia da computação, responsável por desenvolver, implementar, manter, corrigir e aperfeiçoar sistemas e ambientes computacionais, tanto em termos de softwares (programas), quanto de hardwares (máquinas). Além disso o profissional é apto a administrar e criar sistemas de tratamento e processamento de informação. É ele quem elabora e executa projetos de rede, comunicação, integração, automação, etc.
Qual a formação necessária para ser um engenheiro da computação?
Para ser um engenheiro da computação é necessário diploma de nível superior em Engenharia da Computação, que tem duração média de cinco anos. O curso oferece ao aluno uma formação completa para trabalhar em todos os ambientes computacionais e a lidar com as máquinas e equipamentos, desde a elaboração, até a execução. Algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, criação de softwares, redes de computadores, matemática computacional, matemática aplicada, sistemas digitais, cálculo, física, microeletrônica e banco de dados, entre outras. Por se tratar de uma área ligada às tecnologias, é interessante também que o profissional esteja sempre se atualizando através de cursos, treinamentos, especializações, palestras, etc.
Áreas de atuação e especialidades
A engenharia da computação é um campo muito amplo, e há diversas áreas onde o profisisonal pode se especializar, como por exemplo:
- Automação industrial: projetar sistemas digitais, máquinas e equipamentos de automação para a indústria
- Desenvolvimento de softwares e aplicativos: desenvolver programas, sistemas operacionais, linguagens específicas e aplicativos de computadores em diversas áreas, como tratamento de informação
- Pesquisa tecnológia: estudar, elaborar e criar novas tecnologias
- Construção e conserto de hardware: projetar e construir computadores e periféricos
- Venda de equipamentos e máquinas: comercializar equipamentos de informática.
- Suporte: dar suporte e assistência em redes de computadores e sistemas de grandes empresas.
Postar um comentário
Todos os comentários serão bem vindos!