1 de novembro de 2009

Bridge: a rede invisível

Uma bridge ou ponte é um dispositivo que serve para conectar duas redes distintas, permitindo a comunicação entre elas. A bridge pode ser um dispositivo dedicado ou então um PC com dias placas de rede, configurado para executar esta função.
A primeira vista, pode parecer que a bridge tem a mesma função de um hub comum, mas as aplicações são bem diferentes. Um hub permite conectar vários PCs, que passam a fazer parte de um único segmento de rede, em que todos os dados transmitidos por um PC são retransmitidos a todos os demais. A utilização indiscriminada de hubs diminui o desempenho da rede, conforme aumenta o tráfego de dados e a quantidade de PCs. Uma bridge permite unir dois ou mais hubs, transformando-os em uma única rede, na qual os PCs conectados a cada hub tornam-se um segmento de rede distinto. Isso faz toda uma diferença: uma bridge de examinar os pacotes e retransmiti-los apenas ao destinatário correto. Isso previne a saturação da rede, mesmo que existam muitos PCs conectados a ela. Mas existem algumas limitações: uma bridge pode conectar apenas redes que utilizem a mesma arquitetura e que utilizem o mesmo protocolo de rede.
A maioria das bridges que funcionam em aparelhos dedicados, costuma fazer também a função de firewall da rede, ou seja, também são responsáveis pela aplicação de regras de segurança dentro da rede e de seu tráfego.

Bookmark and Share

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Todos os comentários serão bem vindos!

Contador

free counter
PageRank

Campanha


Diga não ao bloqueio de blogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO